Citações


Considerações iniciais

Citações são textos e/ou informações retirados de outras fontes.
Todos os autores citados deverão constar das Referências.
A ESPM adota o sistema autor-data para as citações: chamada pelo sobrenome do autor seguido da data de publicação e número da página.
As citações devem obrigatoriamente seguir a mesma forma de entrada utilizadas nas Referências ao final do trabalho.


Citação Indireta



É a transcrição livre, também chamada de paráfrase, do texto consultado. É necessário indicar o ano de publicação entre parênteses; não é obrigatório, entretanto, indicar as páginas (devendo, neste caso, prevalecer o bom senso).

Deve-se ter cuidado ao utilizar este tipo de citação para não ser confundido com plágio. Portanto o autor deve explicitar a intenção deixando clara a fonte.

O tema deve ser reescrito e reestruturado sintaticamente (e não uma simples troca das palavras originais do texto por sinônimos). 



Citação Direta

É a transcrição exata de palavras ou trechos de textos de um autor, respeitando-se rigorosamente a redação, ortografia e pontuação.

  • Curta


Citações até 3 linhas devem ser inseridas no texto, reproduzidas entre aspas duplas.
Havendo aspas no texto original devem ser transformadas em aspas simples.


  • Longa

Citações com mais de 3 linhas devem constituir um parágrafo independente, recuado 4cm da margem esquerda, com fonte 10, espaço simples, sem aspas.
Separe a citação longa do texto que a sucede por um espaço 0.6pt.



Citação de citação (apud)

Usada quando não se tem acesso ao original.

Deve ser indicado o sobrenome do(s) autor(es) da fonte primária, não consultada, seguido da expressão “apud”, que significa “citado por, conforme” e o sobrenome do autor do documento consultado.

Na lista de referências, ao final do trabalho, deverá aparecer somente a referência completa do documento consultado, não mais aparecendo o autor da citação indicada por apud.

Em nota de rodapé, insere-se a referência completa da obra citada.



Nas referências, ao final do trabalho, a obra consultada:




Citação em língua estrangeira

Não devem ser inserdidas citações em língua estrangeira. Se necessário, a tradução da citação pode ser feita, desde que se inclua, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa, entre parênteses.

Grifo

Usar o grifo em negrito ou itálico indicando (grifo nosso ou grifo do autor) entre parênteses logo após a data.

Supressão

É a eliminação de uma parte do trecho que se está citando. Usa-se colchetes com reticências no início, no meio, ou no final de uma citação para marcar onde ocorre a supressão.

Interpolação

É a inserção de comentários ou observações que o redator do trabalho acadêmico faz na citação para facilitar a leitura, salientando ou explicando alguma expressão do trecho. Os colchetes devem aparecer sem reticências, junto à citação.


Erros gráficos

Quando, numa citação, há erro gráfico ou de outra natureza, deve-se manter o texto original, seguido da expressão latina [sic], que informa ao leitor não tratar-se de um engano do autor, mas sim a forma como é apresentado o texto no original.


Sobrenomes iguais para autores diferentes


Quando houver coincidência de sobrenomes, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.


Mesmo autor e mesmo ano


Quando existirem diversas citações de documentos de mesma autoria, publicados no mesmo ano, acrescentar letras minúsculas, em ordem alfabética, depois da data e sem espacejamento.


Citação indireta de diversos autores simultâneos


Quando se quer referir, numa única citação, ideias de vários autores, defendidas em diversas publicações, mencionadas simultaneamente, deve-se respeitar a ordem cronológica, elencando as referências da mais antiga para a mais recente.




Citação de texto sem autoria

 No  caso de textos sem indicação de autoria ou responsabilidade a entrada deverá ser feita pela primeira palavra do título incluindo o artigo (se houver).



Citação de texto sem data

 A data é obrigatória. Caso o documento citado não seja datado, é necessário indicar uma data aproximada.


Citação de informações verbais


Para notas de aula, palestras, debates, comunicações não publicadas deve-se indicar o fato por meio da expressão "informação verbal", entre parênteses, e mencionar os dados disponíveis em nota de rodapé (não incluir a fonte em listas de referências).

Cuidado com este tipo de citação: "apostilas e anotações de aula não são fontes que mereçam grande consideração; por isso, são rejeitadas quase sempre como fundamentação de um argumento."(MEDEIROS, 2002, p.192).



Citação de legislação


Deve ser citada preferencialmente a partir de suas fontes primárias: diários oficiais ou SICON (Senado Federal). A entrada deverá ser pela jurisdição. Verifique outros exemplos em Referências.


Citação de legislação estrangeira




Citação de tratados e acordos internacionais


Indique o título do tratado na língua portuguesa (se houver) e por extenso.



Citação de entrevistas publicadas


A entrada deve ser feita pelo entrevistado, informando-se o nome do entrevistador em nota.




Citação de palestras


A entrada deve ser feita pelo palestrante, informando em nota onde a mesma foi proferida e a data.




Citação de Entrevistas não publicadas (Pesquisa Qualitativa)

Transcrição direta, mantendo anonimato dos entrevistados
Em geral as falas são transcritas exatamente como foram ditas, com os erros de linguagem que apresentarem, ou podem ser editadas pelo autor da tese, nas quais tais erros são eliminados. A transcrição da fala não editada deve ser feita na forma como se apresenta (incorreções, expressões etc.) seguindo a mesma formação das citações em geral, porém em destaque itálico. O entrevistado pode ser categorizado, ao final da fala, entre parênteses. 


Transcrição direta ou indireta, com identificação do entrevistado
 

No caso de transcrição de falas ou entrevistas com identificação deve-se acrescentar, entre parênteses, a expressão informação verbal, mencionando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.


Citação de publicações de instituições ou empresas

A entrada deve ser feita pelo nome da entidade ou da empresa por extenso.


Citação de publicações governamentais

A entrada deve ser feita pela jurisdição.


Citação de site

Não se faz referência somente do site, mas do texto dele retirado. Devem-se citar os dados que identifiquem o texto, informando o endereço completo para que se possa chegar ao referido texto.
Caso o documento não possua data, utilizar a data de acesso.


Citação de home page comercial

No caso de citar a página comercial como um todo, incluir entre colchetes a expressão [site institucional].



Citação de Blog

A entrada deverá ser pelo autor do blog; incluir entre colchetes a expressão [Blog].

Citação de falas de presidentes

No caso de citar um presidente no exercício de sua função a entrada será pela jurisdição, seguida de nota formal indicando o cargo, duração do mandado e nome completo entre parênteses.