Artigo científico




Tipos

Originais
  • apresentam novas idéias e opiniões acerca de questões atuais 
Revisão
  • reúnem as principais idéias e fatos de determinado assunto publicado e estabelece relações entre eles
Relatos de casos
  • apresentam os dados coletados, seu desenvolvimento e a avaliação dos resultados
Resenhas
  • apresentam um resumo crítico de uma obra, destacando as principais ideias do autor

 

Estrutura 

 

Título

  • título principal do artigo, na língua do texto, no topo da página,centralizado. 
  • subtítulo, se houver, separado do título por dois-pontos (:)
  • demais títulos alinhados à esquerda

Nome(s) do(s) autor(es)

  • alinhados à direita
  • indicados com asterisco no rodapé, informando a titulação e o endereço eletrônico

Resumo na língua do texto

  • redigido em parágrafo único, justificado
  • não ultrapassando 250 palavras
  • não deve conter citações  
  • confira as regras para elaborar um  resumo

Palavras-chave

  • logo abaixo do resumo, separadas entre si por ponto
  • entre 3  e 6 termos

 Corpo do artigo

  • introdução
  • desenvolvimento
  • conclusão ou considerações finais

Título e subtítulo em língua estrangeira

  • centralizado. Separar o subtítulo, se houver, por dois-pontos (:)

Resumo em língua estrangeira

  • redigido em inglês (abstract), francês (résumé) ou espanhol (resumen)
  • seguido das palavras-chaves em inglês (keywords), francês (mots-clés) ou espanhol (palabras claves)
  • confira as regras para elaborar um abstract


Formatação

Margens
  •   esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm
    • esta marcação cria o espaço de digitação na página, chamada de "mancha"
Espacejamento entre linhas
  •  1,5 entre linhas
    • exceções: espaçamento simples nas notas de rodapé, nas citações longas e referências 
Fonte 
  • Times New Roman, Calibri, Verdana ou Arial, tamanho 12
    • ao escolher uma fonte, use a mesma em todo o trabalho
  • exceções: usar tamanho 10 nas seguintes situações:
    • citações longas
    • notas de rodapé
    • paginação
    • legendas e fontes das figuras e tabelas
Distância entre seções
  • os títulos principais e secundários devem ficar separdos do texto por uma linha em branco (um espaço 1,5)

Paginação

  • insira a paginação no canto superior direito, em algarismos arábidos, em fonte 10
  • a primeira página é contada mas não numerada

Papel
  • A4 branco ou reciclado
Alinhamento
  • justificado no texto, abrindo os parágrados com recuso de 1 TAB
  • alinhado à esquerda na bibliografia
Modelo





















Dicas de Redação

Resumo

O resumo deve ser do tipo informativo. Resumo é uma síntese do trabalho no qual seus pontos mais relevantes são reunidos. O texto deve ser redigido na terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa, em linguagem clara, concisa e direta. Deve conter informações referentes aos objetivos, à metodologia, aos resultados e às conclusões do trabalho. Usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O resumo deve ser seguido das palavras-chave representativas do conteúdo do trabalho. Estas palavras ou expressões serão usadas posteriormente para permitir que o artigo seja encontrado por sistemas eletrônicos de busca. Por isso, você deve escolher palavras-chave abrangentes, mas que ao mesmo tempo identifiquem o artigo. Um bom critério é selecionar as palavras que você usaria para procurar na web um artigo semelhante ao seu. A NBR 6028 é a norma que estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos.

Introdução

É o apanhado geral do conteúdo que será apresentado onde se descreve a relevância do mesmo para a área de conhecimento a que pertence, acompanhado por uma breve revisão de literatura. A NBR 6022 estabelece que a introdução deve iniciar com a delimitação do assunto e finalizar com os objetivos da pesquisa.

Desenvolvimento

O corpo do artigo define o problema de pesquisa, explica a metodologia e estabelece as hipóteses. Pode estar dividido em vários capítulos e subcapítulos através do método de numeração progressiva.  Nenhuma seção secundária poderá ser aberta sem que haja pelo menos um breve texto introdutório.

Argumentação

No desenrolar do texto apresente exemplos, equações, análises estatísticas. Faça comparações com resultados de outras pesquisas. A discussão, cerne do estudo, por se constituir na análise minuciosa da "questão-problema", explanada e argumentada com base nos fundamentos necessários existentes devidamente citados e referenciados. Ao incluir gráficos e tabelas identifique a fonte.

Conclusão ou Considerações Finais

É a parte final do texto onde se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses. Deve ser um arremate do trabalho e não um resumo do mesmo. É decorrente dos dados obtidos ou dos fatos observados, portanto não deve introduzir argumentos novos, apenas demonstrar o que foi encontrado no decorrer do estudo. Deve-se assegurar que não tenham sido citadas conclusões que não foram objeto de estudo. Pode apresentar as contribuições da pesquisa para o avanço do tema estudado, incluindo problemas para novas pesquisas.

Trabalhos Acadêmicos

Tipos


Trabalho de Conclusão de Curso
Monografia
Plano de Negócios
Plano Estratégico
Projeto de Graduação em Design

Estrutura

Pré-texto
Capa
Folha de rosto
Errata *
Dedicatória, agradecimentos, epígrafe *
Resumo
Listas
Sumário

Texto
Introdução
Desenvolvimento
conclusão

Pós-texto
Referências
Apêndices e anexos

* Elementos opcionais














Formatação



Margens
  • Esquerda e superior 3 cm, direita e inferior, 2 cm
    • esta marcação cria o espaço de digitação na página, chamada de "mancha" 
Espacejamento entre linhas
  • 1,5 entrelinhas
    • exceções: espaçamento simples nas notas de rodapé, nas citações longas e referências
Fonte
  • Times New Roman, Calibri, Verdana e Arial tamanho 12
    •  exceções: usar tamanho 10 nas seguintes situações:
      • citações longas
      • notas de rodapé
      • paginação
      • legendas e fontes das figuras e tabelas     
Distância entre seções
  • os títulos principais e secundários devem ficar separdos do texto por ums linha em branco (um espaço 1,5)
Paginação
  • insira a paginação no canto superior direito, em algarismos arábidos, em fonte 10
  • a primeira página é contada mas não numerada
Papel
  • A4, branco ou reciclado, podendo ser escrito no verso e anverso da folha

Alinhamento
  • justificado no texto, abrindo os parágrados com recuso de 1 TAB
  • alinhado à esquerda na bibliografia

Títulos
  • com indicativo numérico alinhados à esquerda
  • demais são centralizados
  • separa-se o título do indicativo numérico por um espaço de caractere; não se usa pontuação


Numeração progressiva


Divide o conteúdo do trabalho em seções e subseções.

São empregados algarismos arábicos na numeração, separando-os do título por um espaço, sem ponto.

O texto pode ser subdividido até quatro vezes. Se necessário subdividir mais, utilize alíneas, ordenadas alfabeticamente por letras minúsculas, seguidas de parênteses.

As alíneas, exceto a última, terminam em ponto e vírgula.





Não se deve iniciar uma seção seundária sem um parágrafo introdutório.




Não se deve subdivir uma seção secundária apenas uma vez.